Doutrina


A Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí é uma igreja protestante, herdeira da Reforma Protestante do século XVI e de orientação calvinista. Somos uma igreja comprometida com a proclamação, centrada na adoração, conectada pela comunhão, capacitada pelo ensino e enviada para o serviço no Poder de Deus.

Como igreja cristã, cremos em todas as crenças básicas do cristianismo histórico, que podem ser resumidas no Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.


Como igreja reformada, cremos nos chamados Cinco Solas da Reforma Protestante, que caracterizam bem os fundamentos bíblicos do protestantismo histórico:
• Sola Scriptura (Somente as Escrituras) – Nossa única regra infalível de fé e prática é a Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento, pela qual toda a vida deve ser avaliada e julgada (2Tm 3.16-17).
• Sola Gratia (Somente a Graça) – Não há mérito suficiente para que alguém possa ser salvo, portanto, a salvação é somente pela graça dada por Deus através de Jesus Cristo (Ef 2.8-9).
• Sola Fide (Somente a Fé) – Nenhuma obra é requerida para obter a salvação, apenas crer na pessoa e obra de Jesus Cristo (Rm 3.21-26).
• Solus Christus (Somente Cristo) – Não há outro mediador entre Deus e os homens senão Jesus Cristo (1Tm 2.5-6).
• Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória) – Toda a vida é para a glória de Deus (1Co 10.31)


O acróstico TULIP

T

Depravação Total (Total Depravity). Deus criou tudo perfeito (Gn 1.31). Deus fez um pacto com Adão (Gn 2.15-17). Adão desobedeceu ao pacto (Gn 3.6-13). O homem tornou-se completamente caído, incapaz de escolher sua própria salvação. Sua mente, suas emoções e sua vontade, tornaram-se depravados (Gn 1.31; Rm 3.10-18; 1Co 2.14).

U

Eleição Incondicional (Unconditional Election). Todos os homens encontram-se caídos, sujeitos à justa condenação divina (Rm 3.19). Deus, unicamente por graça, livre e soberanamente, decidiu salvar algumas pessoas por meio de Jesus Cristo (Jo 1.12-13, 6.44-45, 15.16; 1Co 1.28-29; Ef 1.3-4 e 11).

L

Expiação Limitada (Limited Atonement). Cristo morreu na cruz para salvar aos eleitos (Mt 11.25-27; Jo 10.15-16). Cristo realizou redenção através da expiação. A morte de Cristo é vicária ou substitutiva, providenciando justificação (1Co 1.30-31, 15.3-5; Ef 1.6-10, 2.1-7). Cristo salva exercendo os ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei (Dt 18.15-19; Hb 4.14-16; Ap 19.16).

I

Graça Irresistível (Irresistible Grace). O Espírito Santo chama para a salvação através do Evangelho (At 13.48; Rm 8.28-30; 2Ts 2.13-14; Tg 1.18;; 1Co 2.12; 2Tm 1.9-10). O chamado do Espírito é irresistível (Jo 6.37; At 26.18; 2Co 4.6; Ez 36.26). A vocação eficaz envolve a regeneração e conversão (Dt 30.6; Tt 3.5; 1Pe 1.23).

P

Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints). A fé do cristãos nunca morre. Ela é suprida continuamente pela graça de Deus (Jo 10.28-29; 1Pe 1.5 e 9; Rm 8.33-34 e 38-39; Hb 7.25; 2Ts 3.3). O Espírito produz santificação (mortificação do pecado — 2Tm 2.19; 1Jo 3.9; Jr 32.40). Os cristãos progridem utilizando os meios de graça (Sl 1.1-3; Jo 6.53-54; 1Co 11.23-26; 1Ts 5.17). O eleito não abandona a fé (Fp 1.6; 1Jo 2.19).

Símbolos de Fé

Estudos da Doutrina


Abraçamos ainda, como símbolos de fé, a Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster. O modo como subscrevemos tais documentos é explicado na edição em português dos símbolos de fé:

[…] a Igreja somente declara que depende do Autor da Escritura, e recebe a direção do seu Espírito na interpretação da Palavra e nas fórmulas de aplicar suas doutrinas. A Igreja Presbiteriana sustenta que a Escritura é suprema e infalível regra de fé e prática; e também que a Confissão de fé e os catecismos contêm o sistema de doutrina ensinado na Escritura, e dela deriva toda a sua autoridade e a ela tudo se subordina.

Cláudio Marra.

  • Confissão de Fé de Westminster

    A Confissão de Fé de Westminster é uma confissão de fé reformada, de orientação calvinista. Esta Confissão foi produzida pelos teólogos de Westminster com o propósito de uniformidade na adoração e politica da igreja.

  • Catecismo Maior de Westminster

    O Catecismo Maior de Westminster, formulado pela Assembleia de Westminster, no século XVII, é um catecismo de orientação calvinista, composto de 196 questões. Compõe os símbolos de fé das igrejas presbiterianas ao redor do mundo.

  • Breve Catecismo de Westminster

    O Breve Catecismo de Westminster foi formulado no séc. XVII. É um catecismo resumido, composto de 107 questões. Originalmente elaborado para o uso com crianças, revela contudo, um conteúdo de grande valor, aplicável a adultos.